quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Livraria Cultura e a intolerância

Sempre fui cliente da Livraria Cultura. Os preços nem são competitivos, mas gostava do atendimento e da disposição dos livros na loja, em meio a sofás em corredores largos. No entanto, essa semana soube de uma série de três episódios que me fizeram repensar minha posição como consumidora dessa loja.
Tudo começou quando soube das chamadas que os funcionários levavam por atrasarem 1 minuto. Veja bem, 1 minuto. Estamos em São Paulo, 2009, com mil problemas de transporte público e excesso de carros na cidade. Haja intolerância para não entender um minuto de atraso nessa cidade caótica, que de dois anos pra cá só piorou. Entendo perfeitamente que você tem um horário a cumprir, mas pensei estar subentendido que somos seres humanos e dependemos de diversos fatores externos para chegar ao trabalho, incluindo trânsito. A empresa que não considerar isso em 2009, me desculpe, parou no tempo. É para isso que existe a famosa compensação de horários. Todo mundo trabalha, todo mundo se entende e a harmonia reina no ambiente de trabalho.
Mas isso ainda passa. Aí vem o segundo problema: os funcionários não podem usar o celular no trabalho. É uma regra. Ok, vamos combinar que eu como consumidora não quero ter que esperar o funcionário falar com a namorada para me atender, mas há casos e casos. Dias desses um funcionário foi advertido por usar o celular na loja no meio do expediente. Como argumento, o líder disse que um outro funcionário está com a mulher prestes a ganhar bebê e nem ele usa o celular, por que o funcionário, então, usaria? Imagina você, prestes a ser pai, sem poder usar o celular por causa de uma regra extremamente controladora, que dispensa o bom senso? A alternativa de se recolher para o canto da loja foi dispensada? Por quê? Por dois minutos de ausência de um funcionário?
Mas a decisão de não voltar à loja vem agora. Em uma reunião com o grupo, o líder disse que ali dentro ninguém era amigo de ninguém, que só haviam se conhecido por causa da Cultura. Uma atitude, ao meu ver, extremamente desintegradora, que só piora o clima de trabalho.
Protegerei minha fonte, que segue na empresa porque precisa trabalhar e o Brasil não tem ajudado muito. Seria de extrema importância ouvir o lado da Cultura a respeito desses três episódios, até para que tudo fique esclarecido e todo mundo ganhe com a transparência e honestidade. É disso que nosso país precisa nesse momento. Empresas sérias que vejam as pessoas como seres humanos, não números de crachás.
Escrevi esse post porque estou cansada de ver tanta injustiça em ambientes de trabalho. A cada semana ouço novas histórias de abuso de poder, intolerância, preconceito e por aí vai. Enquanto as pessoas não aprenderem a denunciar as injustiças, continuaremos reféns de um sistema controlador, que só favorece uma pequena minoria dominante.
Espero que seja tudo um grande mal-entendido. Temos que acreditar.

89 comentários:

  1. gentileza, quando vc ouvir o outro lado, vc me avisa?

    agradecida!

    ResponderExcluir
  2. Sobre o atraso, 15min de tolerância é lei CLT. A empresa tá errada, óbvio, mas também estão os funcionários, que não lutam por seus direiros por medo de perder o emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CLT: 10 minutos diários...

      Art. 58 – A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

      § 1º – Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.

      Excluir
  3. E depois reclamam que tem muita gente prestando concurso público. É que lá vc pode de fato exigir seus direitos, sem medo de perder emprego, de ser incluído em "listas negras" e coisas assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aí q vc se engana, vc não é mandado embora mas pode ser transferido pra um lugar beeem longe, sua vida pode se tornar um inferno, *experiência própria*

      Excluir
  4. Conheci pessoas que trabalharam na livraria Tortura. E, para continuarem a ser pessoas, saíram de lá. A livraria é boa e eu até duvido que o fundador da loja compactue com isso, mas pelas histórias que ouvi, não duvido mesmo que essas três aí sejam a mais pura verdade.[]´s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compactua sim!
      3 minutos de tolerância de atraso por mês.

      Excluir
    2. Infelizmente, compactua sim.
      Trabalhei na Cultura do Rio de Janeiro (Cine Vitória) e posso dizer que o descaso com o funcionário é tão ruim (quiçá pior) que em SP.

      Excluir
  5. eu saí de uma seleção da livraria cultura justamente por causa disso. para o primeiro emprego de alguém é legal, pra pegar experiência e ter desconto em livros. mas se vc já tem noção do que não quer na vida (e isso inclui exploração e horas extras), get out.

    ResponderExcluir
  6. Acho ridículo esse tipo de comentario.. Sou cliente da Cultura e conheço os funcionarios... Eles nao tem cara de infelizes nem de escravos. basta visitar qualquer loja deles para descobrir... OS funcionarios de la parecem felizes por trabalharem lá!! O atendmento é impecavel.. Se eles tratassem mal seus colaboradores, com certeza isso seria percebido por nós consumidores,. Esse tipo de denuncia anonima é coisa de genre mediocre que deve ter sido demitida por incompetência.

    abs

    Marelo

    ResponderExcluir
  7. Se o funcionário está insatisfeito, é fácil: é só ir procurar emprego em outro lugar.

    Mariana

    ResponderExcluir
  8. Como alguém pode defender o sistema de trabalho público!! Em um país em que nada funciona, que o sistema está inchado! Socorro!! No meu trabalho tb não pode usar o celular e não vejo nada demais, até pq minha mãe, se precisa falar comigo urgente, liga no PABX da empresa e me chamam... Eu queria ver alguém querendo ser atendido em uma loja e o vendedor não atender pq está no celular. Aí esse post certamente seria diferente...

    ResponderExcluir
  9. Como alguém pode defender o sistema de trabalho público!! Em um país em que nada funciona, que o sistema está inchado! Socorro!! No meu trabalho tb não pode usar o celular e não vejo nada demais, até pq minha mãe, se precisa falar comigo urgente, liga no PABX da empresa e me chamam... Eu queria ver alguém querendo ser atendido em uma loja e o vendedor não atender pq está no celular. Aí esse post certamente seria diferente...

    ResponderExcluir
  10. Duvido dessa história do 1 minuto, na boa! E concordo que é muita ingenuidade defender o sistema público...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 01 minuto de atraso não é descontado me folha, mas leva advertencia.

      Excluir
    2. Leva advertência sim. Tenho inúmeros colegas que receberam.
      Lembrando que, quem leva advertência perde toda a comissão.

      Excluir
  11. Esse blog deve ser de algum vagabundo que nunca trabalhou!! Os funcionarios da Cultura sao o Maximo!!! Sempre sou super bem atendido ...
    Infelizmente ha muita gente que nao quer trabalhar direito . Tb tem muito fracassado por ai que nao consegue trabalho em lugar algum e tente culpar a empresa ou o chefe pela vida miseravel que leva.

    Bjos

    Machado

    ResponderExcluir
  12. sem fonte, sem ouvir os dois lados fica dificíl concluir. Uma coisa é fato: Falar mal é sempre muito mais facíl.
    Eu moro em Sao Bernardo e quando vou a Sao Paulo, sempre passo na Cultura. Nao é isso que eu vejo por lá.

    Laila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não vê, porque a maioria dos funcionários são muito bem selecionados e possuem o mínimo de discernimento para não descontar as mágoas nos clientes. E trabalham envoltos as suas paixões: a leitura e todo o universo cultural. Só quem está lá dentro é que sabe o a gente passa...

      Excluir
  13. Pela máxima de que a corda sempre arrebenta no lado mais fraco, tomo como verdade o relato do post. Mesmo sabendo que há gente incompetente, preguiçosa e coisa e tal, acredito também que há o lucro que se sobrepõe a qualquer código de ética.

    Acredito nisso, até que o lado mais forte (a Livraria Cultura) se manifeste com alguma nota explicativa, como manda a cartilha a la corporação.

    Fico decepcionado com o pessoal que lê uma denúncia dessa e bota fé mais na conduta da Livraria que num ser humano.

    Sou cliente da Cultura, gosto do ambiente e tudo, mas só vi a ribalta, nunca visitei os bastidores...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário muito justo. Concordo com tudo.

      Excluir
  14. Miwky, quando ouvir o outro lado não só te aviso como posto no blog. A ideia é essa mesmo, entender os fatos e desfazer possíveis mal-entendidos.

    Luizão, sei de inúmeros casos de pessoas que morrem de medo de perder o emprego (e não as julgo) e acabam sofrendo situações explícitas de assédio moral. É bem triste.

    Thais, entendo o que diz, mas infelizmente o mercado está cheio de empresas assim, por isso acho importante não se calar.

    Marcelo, sempre fui muito bem tratada na Cultura, não tenho nada de mal a dizer sobre este aspecto. Meu post é uma crítica sobre os comentários que ouvi essa semana sobre a gestão de pessoas na loja. A Cultura tem carta branca para se pronunciar, será muito bem-vinda. Outra coisa: este não é um blog anônimo, como você pode notar. Está aí meu nome, meu e-mail e espaço para comentários sem moderação. No mais, você tem todo o direito de discordar, obviamente. Espero mesmo que as outras lojas não sejam como essa que eu tive conhecimento. Obrigada pela visita.

    Anônimo1, concordo plenamente. Há sempre bons lugares para se trabalhar.

    Dani, eu ficaria bem brava se um vendedor ficasse no celular e me deixasse de lado na loja, com certeza. É por isso que acredito no bom senso :)

    Machado, eu sempre trabalhei. Sempre fui muito bem atendida na Cultura também. Acho que não entendeu minhas colocações.

    Laila, desculpe, não vou expor minha fonte, eu tenho esse direito. Sobre ouvir os dois lados, como disse no post e mais acima nos comentários, a Cultura será muito bem-vinda para fazer as suas colocações.

    Thiago, acho a Cultura uma excelente empresa e foi por isso que sempre a escolhi entre muitas outras opções. No entanto, essa conversa de bastidores me deixou bem decepcionada. Criei o blog para promover uma discussão a respeito, ouvir as opiniões e apurar os fatos. Enquanto não ouvir o lado deles sobre o assunto, não volto na loja. Minha opção como consumidora.

    Democracia é isso, não? Vamos estabelecer o diálogo, não a violência.
    Valeu pelos comentários!

    Daia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escolho o anonimato por motivos óbvios.

      Sou funcionário da Livraria Cultura mas não trabalho na loja e sim no prédio administrativo, que fica dentro do próprio Conjunto Nacional, na Paulista.

      Vi toda esta historia acontecer neste último mês.

      Realmente houve um corte imenso de pessoal mais antigo que ganhavam bons salários, foram substituídos por novos funcionários ganhando menos da metade. Tanto funcionários de loja como ADM

      Frente a essa mudança a Livraria Cultura está enfrentando sérios problemas na área de Atendimento Internet (Relacionamento ao Cliente), Pós-venda, Entregas (Cuida dos envios por motoboy)e loja.

      Todo problema causado pelo mesmo motivo, falta de pessoal. Os novos funcionários acabam não ficando muito tempo trabalhando conosco devido ao baixo salário e alta demanda de funções a desempenhar. É muita coisa para pouca gente!

      Há duas semanas uma das colaboradoras escreveu uma carta ao Presidente da empresa, Sr. Sérgio Herz, endereçada a ele e todos colaboradores da empresa.
      Nesta carta ela expressou toda insatisfação e falhas que vinham ocorrendo, além da falta de transparência. Uma carta bem redigida e muito sucinta, em momento algum houve grosseria ou inverdade em suas palavras, apenas a verdade.
      Cerca de três horas após o envio deste correio a colaboradora foi desligada da empresa.
      Não somente ela, mas todos que responderam este correio complementado as palavras ou até mesmo parabenizando pela coragem e concordando ou amenizando os fatos, foram desligados durante este dia.

      Vocês podem pensar que não é muita coisa ou foram poucos os colaboradores desligados, mas não!
      A colaboradora do primeiro correio era da Loja de Curitiba e as respostas foram dadas por funcionários de todo Brasil. Sendo assim, foi um desligamento em nível nacional! Com, não menos, 30 colaboradores EM UM DIA!

      Até hoje há reflexos deste correio. Outros colaboradores mandaram novos correio com relatos específicos de suas lojas e continuam sendo desligados pelo simples fato de lutarem por seus direito e dizerem verdades.

      Aí vem a grande questão. Quando entramos na empresa somos levados a acreditar que nossa opinião é válida e temos a liberdade de falar, pois esta preza muito por isso, por atitudes humanas e não mecanizadas, que lá é o melhor lugar para se trabalhar. CULTURA É MINHA CASA - Como vem escrito no cordão de nossos crachás. E não duvidamos disso, uma vez que como clientes realmente vivemos o que édito. Com o tempo vimos que a realidade era bem diferente. Com esse acontecimento agora temos certeza!

      Não sei quanto tempo irei ficar trabalhando na LC, mas, ainda, acredito numa mudança positiva. Como dito muitas vezes nesses correio "Apesar dos pesares ainda é um bom lugar de se trabalhar" não pelo tratamento e condições e sim por toda experiência cultural atrelada.

      Fecharei este comentário com uma frase escrita no correio enviado ontem ao Sr. Presidente Sérgio Herz:
      Um Império existe sem seu imperador mas um imperador não existe sem seu Império.

      Excluir
    2. BOM VOU DEIXAR AQUI UM RELATO NAO SOMENTE A CULTURA, A Saraiva em si também peca muito, onde nem o cliente sai satisfeito imagine o funcionário.
      Caso um cliente foi compra um dvd e constava na loja 4 itens 30 minutos depois nada de achar, ainda o cliente foi insultado por um dos vendedores que nem do setor era.

      Excluir
    3. Nunca fui advertido por atrasos além de uma bronca aqui e ali, verbalmente, desde que deixasse avisado porque e quanto tempo em média iria me atrasar.
      Muito do que se diz não somente sobre a Cultura e outras empresas de grande porte é puro mito, no entanto, há realmente uma demanda muito grande de trabalho, não somente nas lojas mas no setor admnistrativo igualmente, que não é suprida pela quantidade de funcionários existentes. Perdi a conta de quantos recém contratados vi pedirem as contas por conta das más condições de trabalho, especialmente pelos treinamentos precários e urgentes, visando suprir essa demanda e resultando em óbvia insatisfação. Sem citar outros descontentamentos os quais prefiro não comentar por que uma coisa que os funcionários acabam aprendendo na marra é que "não se dá murro em ponta de faca" não por que não é válido, mas porque dentro da livraria, a opinião individual simplesmente não vale a pena.
      Quem enxerga do ponto de vista do cliente talvez não consiga capturar nada disso, mas a livraria tem sim os seus defeitos, tanto em estrutura quanto em administração, como tantas outras empresas.
      Este é o mal de uma empresa que tem tudo pra ser uma das maiores contratadoras, especialmente de jovens ingressando no mercado de trabalho talvez sem experiência profissional mas com interesse literário e musical, que está perdendo seu caminho pela ganância e egoísmo de sua gerência.

      Excluir
    4. Trabalhei na Cultura e confirmo a história sobre as demissões por conta do correio. Foram inúmeras no mesmo dia.

      Excluir
  15. Tomara que essa fonte seja boa mesmo, pois a gente não pode sair falando mal sem ter certeza, a partir de um boato... Continuo duvidando do 1 minuto!!

    ResponderExcluir
  16. Fora a suposta intolerância com os atrasos, não vejo nada de descabido nestas também supostas práticas da Livraria Cultura. Alguém que trabalha com o público não pode usar o celular no trabalho - pensei que isso fosse uma simples questão de bom senso.
    E ao fato de ninguém ser amigo ali: amizade em ambientes sociais são um mito. Boa convivência -algo extremamente benéfico e desejado - não tem a ver com amizade, pelo menos não com o nosso coneito geral de amizade.
    E sim, também ficaria bem feliz em ouvir o outro lado da história antes de ler uma generalização tão categórica.

    ResponderExcluir
  17. sobre o atraso de 1 minuto, duvido que haja sido a primeira vez. imagine um funcionário correto, que sempre chega no horário e por acaso, um dia chega atrasado, essas coisas acontecem, e imagino que uma empresa com o porte da Cultura saiba respeitar isso. agora imagine um funcionario que repetidas vezes chega atrasado, nem que seja nunca mais do que 1 ou 2 minutos, se a empresa fosse minha eu certamente chamaria o funcionario pra conversar.
    sobre o celular, nao acho que os vendedores devem usar seus celulares em loja. eles tem os telefones da propria empresa pra ligar caso nececitem e qualquer familiar pode ligar na loja para falar com eles, nao há nenuma necessidade de usar seus celulares.
    sobre ninguém ser amigo de ninguém, tb acho correto. todos tem que ser colegas, trabalhar bem juntos e principalmente se respeitar, nao virar amiguinho. no meu trabalho eu nao me sinto obrigada a ser amiga de ninguem, só me sinto obrigada a respeitar a todos e trabalhar em sintonia com eles. é claro que tem pessoas com as quais criei fortes laços de amizade, mas dentro do trabalho me esforço a tratá-las igual que o outro colega que nao é meu amigo.

    ResponderExcluir
  18. Uma empresa que trabalha com publico nao pode se dar ao Luxo de ter funcionarios que trabalham em loja que chegam atrasados. Se a Loja abre as 10hs da manha, ha clientes que querem ser atendidos as 10hs da manha. Se qq um de nós entrarmos numa loja bem na hora da abertura e nao tiver um vendedor para nos atender.. o que faremos?? Chamaremos o gerente da loja para fazer uma reclamação, certo? Duvido que a Cultura demita qq funcionario por um simples atraso. Tb duvido que este sr anonimo que fez a denuncia só teve um unico atraso. ë normal atrasarmos.É normal qualquer imprevisto. O que nao é normal sao atrasos constantes. Sera que esse funcionario revoltado nao tinha um comportamento de atrasos constantes? Vcs ja viram uma pessoa que sempre chega atrasada se auto-reconhecer um atrasildo?
    Qto ao celular.... percebe-se que essa pessoa perdeu noçao de educaçao. Nunca vi. em qq loja funcionarios atenderem celular... isso merecia no minimo demissao justa causa..

    Abs
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo se vê que o sr. não entende absolutamente nada de legislação trabalhista. Além de comprovar a sua incompetência como líder, seu comentário também revela que é/seria o x9 da sua equipe, o vulgo alpinista corporativo: como não consegue valorizar o próprio trabalho, tenta desmerecer o próximo e seus préstimos. Assim como o comentário de outros autonomeados "intelectuais" aqui, tenho nojo de você. Só para constar - Não existe justa causa por "porte de celular".

      Excluir
  19. Penso que a autora do texto devesse encaminhar sua manifestação para a própria Livraria Cultura. Mas por e-mail podem haver filtros. Procure sua fonte e peça a ela o nome ou o próprio e-mail de alguém da diretoria, está tudo no sistema. Ou vá à loja do Conjunto Nacional onde fica a Matriz e procure o Coordenador de loja, só para começar.
    Quem acha que trabalhar na Livraria Cultura são mil maravilhas certamente não sabe o que é trabalhar na Livraria Cultura - claro que é papel do vendedor tratar bem seus clientes e sorrir sempre e blá blá blá...
    Além de que a situação em qualquer loja da Cultura é muito mais tranquila do que na loja do Conjunto Nacional.
    Fica aqui minha incompleta opinião.

    ResponderExcluir
  20. Esqueci, assédio moral é moeda corrente nos bastidores da Livraria Cultura...

    ResponderExcluir
  21. Puxa vida!!
    Infelizmente tem muito blogueiro irresponsável!! Fazer uma denuncia de sem ouvir as partes é no minímo ser injusto!
    Não quero defender o funcionário nem a Livraria Cultura, mas se ha assedio moral, porque esse anonimo não entra na justiça e faz uma graninha? Se ha tanta coisa errada, por que os vendedores são sempre tão prestativos? Por que o ambiente das lojas é tao bom?
    Esse caso esta parecendo mais algo de um revoltado com a vida do que uma denuncia seria.
    Acho que devemos usar blogs e usar a liberdade que a internet propicia de maneira responsável. Acusar sem checar é coisa de gente que nao contribui com aquilo que nosso país mais precisa: Verdade, honestidade e bons exemplos.

    Bjos

    Cida

    ResponderExcluir
  22. Ah, quem trabalha lá não pode passar o lado ruim da coisa para os clientes. Por isso a maioria que comentou aqui acha que está tudo sempre muito bem, são bem atendidos, e enxergam um clima bom. É tudo máscara.
    Infelizmente para conseguir um emprego digno nessa vida, principalmente para quem não tem faculdade, está muito dificil! As pessoas desanimam por muitas questões. Não só sobre os atrasos que eles não toleram, mas também com o salario baixo (dependendo do cargo), pelo péssimo tratamento de tais gestores, pela carga pesada de trabalho, por serem proibidos de manter uma amizade até com colegas de seu próprio setor. O que a pessoa postou neste blog é a favor de muitos funcionários.
    Rola sim assédio moral, e muita falta de respeito. Não há controle para nada, é uma escravidão declarada!
    Há muita coisa errada ali, e a maioria são varridas pra debaixo do tapete.
    A questão do celular é até aceitável, mas se for o caso de extrema urgência, em que a pessoa possa se retirar assim que receber a tal ligação importante, que problema há nisso?
    É um lugar se leva advertência por qualquer coisa. E se acontecer do funcionário não querer assinar? O que eles vão fazer? Obrigar? Chorar? Bater? É um direito do funcionário, principalmente se for algo que ele esteja no direito dele! Acordem, lutem por seus direitos!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Putz,
    Esse anonimo é um coitado revoltado frustrado
    Daia,
    Acho que te enrolaram... esse Sr ta com orgulho ferido. Esta ressentido e magoado!! Seu blog merece coisa melhor... essa denuncia é baboseira!!
    bj
    Alex

    ResponderExcluir
  24. Em nenhum momento o blog questionou a qualidade de atendimento da livraria. Os consumidores satisfeitos podem ir à vontade lá, eles não estão mordendo ninguém. Faça o cartão!

    O blog se propôs a discutir uma situação que, se não acerta em cheio, ao menos roça no que se chama de assédio moral.

    De forma perturbadora, um comentário anterior reduziu a questão a "ganhar uma graninha na justiça". Precisamos também de espírito crítico, pelo menos eu acho. De "verdade".

    Quanto ao meu post anterior, de certo o serviço público deve melhorar muito, tem muita coisa errada. Apenas acredito que em um caso de assédio moral, a situação é mais equilibrada, a corda não é tão mais fraca de um lado. Mas não quis fazer fazer uma comparação do tipo público x privado, fla x flu ou algo do gênero.

    abs, e feliz natal a todos.

    ResponderExcluir
  25. Sendo um funcionário atual da livraria, posso dizer que estas injustiças apenas ocorrem com os funcionários que estão em loja, especialmente no Conjunto Nacional. Como não estou em loja, não tenho o mesmo stress dos vendedores, porem fico revoltado pela maneira como a diretoria desta empresa apenas investe na decoração da loja, nas vendas exclusivas de produtos e em abrir mais e mais lojas novas. Enquanto isso a outros setores dentro da livraria necessitados de melhores recursos, e eles não investem nisso. Não posso explicar mais os meus problemas diários aqui para que eu não tenha problemas depois, porem posso dizer que eles não entendem que o BARATO SAI CARO! Os diretores desta empresa estão mais preocupados com o dinheiro no bolso (lógico!), e se possível causar um bom assédio moral com seus funcionários, especialmente os de vendas. E nisso eles vão abrindo mais lojas, despedindo injustamente bons funcionários para colocar as pressas gente despreparada que mal entende direito de livros, músicas e artes em geral...essa pressa de ganhar dinheiro a todo custo esta beirando o patético. Logo logo eles vão estar vendendo televisão que nem o concorrente, e ai duvido que o nome vai ser Livraria no começo...ah, e os negócios expandem, mas com certeza o investimento dentro do trabalho de melhores máquinas e num sistema sem erros, ah isso eu duvido que aconteça...

    ResponderExcluir
  26. Como se pode ver há vários anônimos diferentes comentando e, como eu, com conhecimento de dentro da empresa. Para quem dúvida dessa realidade de bastidores da Livraria Cultura ou acha que é baboseira, repito, converse abertamente com algum vendedor da Loja grande do Conjunto Nacional. Ah, mas que não seja vendedor novo. É fácil descobrir!
    Como outro anônimo já disse, o texto aqui não questiona o atendimento aos clientes - que na medida do possível procura ser o melhor - mas sim as relações de trabalho muito mal estabelecidas; ou melhor, elas até que são bem esclarecidas, quem já trabalhou lá sabe o que o diretor diz: "não gostou tem outro para seu lugar" ou "todo mundo é substituível". Isso sem dizer que por qualquer reclamação ou contestação seu emprego é colocado em pauta.

    ResponderExcluir
  27. Tô chegando agora, mas axo que essa discussão tá meio "em casa" demais prum blog! É o consumidor/empregado usando a midia para resolver questões internas?

    ResponderExcluir
  28. É mesmo! A discussão seria bacana se fosse mais ampla,discutindo o sistema privado de trabalho como um todo. Agora, ficar falando de um probleminha de alguém que tomou uma bronca no trabalho (algo bem comum, aliás) é muito chato! Por exemplo, uma amiga foi parar no hospital pq em uma reunião foi chamada de incompetente. E ela trabalha em um banco. E aí? Será que a pressão não é geral? Enfim, vamos abrir a mente!

    ResponderExcluir
  29. Bebel e Tatiana... parabéns pelos comentarios!
    Vivemos sobre pressão o tempo inteiro. Saimos da escola com 16/17 anos e ainda "crianças" temos que decidir o que queremos ser como profissionais. Saímos da Faculdade e temos que disputar emprego com milhares de colegas. As empresas disputam ferozmente um lugar ao céu e assim vai... Na vida nada é molesa... Infelizmente tem gente querendo molesa ,agua fresca e ainda um bom emprego
    Esses comentários de supostos funcionários parecem iguais e devem ser da mesma pessoa. Esse post perdeu o sentido.. Os fracassados tem que achar um culpado para sua propria falência. Normalmente é o chefe ou a empresa. Culpar o pai e ame nao da!! A namorada tb nao... O governo,, talvez... mas as empresa e o lucro é mais facil
    abs

    Marcelo

    ResponderExcluir
  30. Trabalho na Cultura ha 4 anos e sempre me senti muito respeitada e reconhecida. É uma empresa rigida mas não inflexível como supracitado acima. Já me atrasei por motivos pessoais e NUNCA fui repreendida, apenas reorientada. As pessoas que são recorrentemente atrasadas levam advertência devido suas reincidências. Logo, advertência por atraso de um minuto é mentira além de ser ilegal. E admito achar coerente e necessário para os funciários relapsos e descomprometidos. Quanto ao celular. Através do PABX tenho total liberdade de ligar para meus familiares quando necessário, assim como recebo ligações do meu marido e mãe toda semana. Ligações breves, que não atrapalham meu rendimento. O celular se faz desnecessário quando há mais de 20 telefones disponiveis a todos na loja. Não estou aqui para dizer que a Cultura é perfeita, há várias coisas que me incomodam, e posturas das quais eu discordo. Entretanto, me empenho para mudar cada detalhe que pode ser melhorado. Problemas há em todas as empresas do Brasil (nas públicas principalmente), mas há poucos funcionários dispostos a resolvê-los e a se empenharem para mudar alguma coisa. Reclamar é muito mais fácil, ser pro-ativo e resolverdor dá trabalho e não dá ibope em mesa de bar. Daia, moro em uma cidade onde a maioria vive do funcionalismo público, meus amigos contam todas as barbaridades do abuso e comodidade dos seus funcionários. Lá não há controle e rigidez em coisas básicas (como horário de trabalho e rendimento) essa realidade é muito mais assustadora do que uma empresa correta que apenas está cumprindo o combinado e assinado em contrato de trabalho. Tenho amigos que doam sangue e não vão trabalhar, viajam com o carro de seu departamento público, saem e chegam na hora que bem lhe entendem. Revolto-me quando estou de folga e vejo todos plugados brincando em seus msnś durante seu horário de expediente...Mais uma vez, não acho que a Cultura é perfeita, mas como funcionária sei que todos os canais são muito abertos a sugestões. As coisas podem demorar para mudar, mas a insistência e boa argumentação sempre prevalecem. Nunca esperei que ninguém fizesse nada por mim, tudo que me incomodou ou incomoda é abertamente discutido. Talvez sua fonte precise de mais preparação para vida e para o mundo do trabalho. Mais pŕatica e menos garganta! Pelo perfil reclamão e imaturo de sua fonte, não se assuste se ouvir reclamações dos futuros empregos do dito(a) cujo...

    ResponderExcluir
  31. Pessoal,

    Muito obrigada pelos comentários. É enriquecedor ver tantas opiniões divergentes sobre um mesmo assunto. Andei pensando em algumas críticas que li por aqui e talvez eu tenha sido também intolerante. Não é a experiência de uma pessoa com um gestor que pode determinar toda a política de uma empresa. Vendo por esse lado, me desculpo publicamente por ter sido tão radical em meu posicionamento. Como consumidora, tenho questionado muito os valores das empresas que fazem parte do meu cotidiano e aqueles exemplos, de fato, não estavam de acordo com o que penso e espero de uma organização. No entanto, eles fizeram sentido para muitas outras pessoas. O que pra mim foi visto como excesso (no sentido de muito rigoroso, não de ilegal), para outros foi tido como ordem e competência. Que bom que somos diferentes o bastante para aprendermos uns com os outros. Os comentários contrários me fizeram enxergar outras possibilidades. Por outro lado, algumas pessoas admitiram discordar de algumas atitudes da empresa, o que condiz com os comentários que ouvi. Para essas pessoas, digo que tentem resolver esses assuntos com seus superiores da maneira mais sincera e digna possível, falando abertamente sobre o que incomoda e porque se sente injustiçado ou desmotivado. Não é saudável manter esse tipo de relação. Se for algo inviável, mude. Recomeçar é sempre uma nova chance de se descobrir.

    Como já disse anteriormente, a Livraria Cultura é bem-vinda para fazer seus comentários e apresentar o seu lado sobre o assunto. É direito dela e em nenhum momento vou privá-la disso. Liberdade de expressão sempre. É por acreditar no diálogo e na compreensão mútua que fiz esse blog.

    Abraços.

    Daia

    ResponderExcluir
  32. Tenho uns amigos que trabalham lá eles já ouviram coisas terriveis dos lideres como : Vocêis estão muito felizes sejam mais tristes pois isso incomoda alguns vendedores. ( oi?) e outra um lider disse uma vez a um funcionario que ele teria que escolher entre terminar o tratamento dentario ou continuar trabalhando lá. funcionario esse que já chegou entrar as 9 da manhã e sair as 9 da noite e onde fica a empresa querer a boa saúde do funcionario ??? se você fica doente lá (segundo meus amigos)os lideres brigam com você MESMO COM ATESTADO MÉDICO !!!!! gente isso é uma empresa ou uma senzala ?

    ResponderExcluir
  33. ah e atraso de 1 minuto é VERDADE SIM pelo menos na unidade da Pta
    vc é chamado e eles brigagam com vc por atrasar 1 minuto É VERDADE SIM !!!!!

    ResponderExcluir
  34. Os vendedores estão sempre prestativos pois sempre há algum lider observando eles SEMPRE então eles fazem certinho mais a frustação é ali continua

    ResponderExcluir
  35. Livraria Tortura. ninguem pede pra sair pois o salario é bom. De vendas é claro.

    ResponderExcluir
  36. Daia,

    Coitado dessa pessoa que esta fazendo essas reclamaçoes....
    Deve ter mtos problemas na vida... e tb deve ser um profissional ridiculo de ruim....
    Esse é daqueles que nao gostam de trabalhar e arrumam desculpa para tudo...
    Peça um CV dessa pessoa para ver onde ele/ela trabalhou antes de trabalhar na Cultura...
    Acho que nem na empresa do proprio pai um individuo desses conseguiria emprego...

    ResponderExcluir
  37. Com certeza a pessoa que tá puxando um saco da Livraria Tortura, deve ser um puxa saco de gestores, compradores e tais líderes. Deve ganhar bem e não deve ter outra coisa melhor na vida, do que trabalhar que nem um camelo. No minimo deve ter feito uma faculdade que não tem nada a ver com o cargo, se ferrou nisso pra trabalhar em sua área, e trabalha pra pagar um apto proximo a Livraria, pagar hoteis, baladas, drogas, bebidas, contas desnecessárias, e não tem nenhuma ambição na vida. Como comprar uma casa, formar uma familia, ajudar quem precisa, entre outras coisas. Esse é o perfil da maioria das "pessoas" que ganham bem e tão pouco se fudendo com quem ganha mal, e que precisam infelizmente desse emprego por motivos maiores, necessidades, que nao tem grana pra pagar uma faculdade, nao consegue arrumar um outro emprego, que lutam pra conseguir uma coisa boa na vida decentemente, que guardam a pouca grana pra um sonho e ambição de vida.
    Lá você é somente um numero, pouco importa se você passa fome, tem problema de saúde, precisa ir no médico, está deprimido, entre outros. POUCO IMPORTA!!

    ResponderExcluir
  38. vejam isso no You Tube
    Dos funcionarios da Cultura...
    http://www.youtube.com/watch?v=a1ZJYUvPe_4

    Sera que esse descontente esta falando a verdade?

    ResponderExcluir
  39. TODO MUNDO SABE QUE SER SERVIDOR PUBLICO E O SONHO DE MUITA GENTE CLARO!!, SALARIO FIXO, E PRA SEMPRE...O BRASIL TA COMPLICADO DE ARRUMAR EMPREGO, A CADA DIA MAIS EXIGENCIAS!!.
    EM RELACAO A CULTURA HUMMM ALGUMAS COISAS SAO REAIS POIS TENHO AMIGOS LA DENTRO.
    SALARIO MINIMO NO BRASIL 520 REAIS VAMOS SER REALISTAS E UMA PIADA, QUANTO CUSTA UM ALUGUEL DE KIT!!! AGUA, LUZ TELEFONE...

    ResponderExcluir
  40. em resposta ao sr marcelo que postou seu comentário em dezembro de 2009 as 17h53min sobre como os colaboradores da livraria são felizes e satisfeitos e que parecem não ter cara de infelizes e mal tratados é porque esses colaboradores são profissionais e não descontam nos clientes os abusos internos de seus superiores, tenho certeza disso porque fui colaborador do grupo pão de açúcar e sofria muito lá mas não deixava transparecer ao cliente e muito menos os mal tratava, sempre procurava sorrir e brincar para espantar a tortura de se trabalhar naquele lugar.

    ResponderExcluir
  41. Meus amigos, o esquema da livraria cultura é o seguinte: visual aparentemente "descolado" dos funcionários e gestão reacionária!! Sim, é pura dissimulação. Daí, os clientes saem com a melhor impressão, não sabendo o que se passa nos bastidores. Punições devido a atraso de 1 minuto, doações ABUSURDAS com desconto direto no salário (e o cliente achando que é pura boa vontade da livraria), porcentagem salarial baixíssima em cima de um faturamento obscuro...e por aí vai..LIVRARIA TORTURA, eis o nome adequado.

    ResponderExcluir
  42. Trabalhei por um ano como vendedor na livraria cúltura e fui considerado um dos melhores vendedores na loja da pompéia tanto pelos vendedores quanto pelos clientes e não tive uma falta sequer, inclusive indo trabalhar com dor de dente e febre(que idiota que eu fui). E eles jogaram tudo isso no lixo.

    Fui demitido por justa causa por jogar caixas de cds quebradas no lixo de reciclagem do shopping bourbon.

    Isso só prova como essa empresa não merece o mínimo de respeito.

    ResponderExcluir
  43. Trabalhei por 3 anos na Livraria Cultura da Paulista, e realmente o trabalho é escravo, fazia muitas horas extras, para um suposto "banco de horas" que eu nunca vi alguém receber, e se chegasse atrasado tinha meu nome em uma lista exposta dentro da loja, como se fosse um ranking dos que chegão mais atrasados, fui humilhado por um dos diretores por mais de uma vez. Por isso prestei concurso público e sai dessa tortura. Nas reuniões o diretor sempre dizia que: "com os salários que eu pago a vocês vendedores, eu poderia contratar des atendentes", e todo mundo entrava mudo e saia calado, morrendo de medo de perder seus empregos, me digam se existe uma forma mais abusiva do que essa? Tive colegas que pediram demissão, porque ao se aproximarem da loja começavam a tremer e chorar, devido ao assédio que recebiam diariamente de um dos diretores. Fica aí meu depoimento. Um abração a todos que como eu tiveram a coragem de batalhar por um emprego melhor, com salário um pouco menor, porém com de vida excelente.

    ResponderExcluir
  44. Ninguém viu nada do que acontece lá dentro... só vivenciando para saber! e olha que eu posso dizer isso com toda propriedade!

    ResponderExcluir
  45. Post exageradíssimo!

    O trabalho é duro, mas não é nenhum mercado-do-peixe!!

    Já trabalhei em livraria de shopping e conheço bem esse Tipo que reclama e interpreta tudo como "exploração". São pessoas sem espírito corporativo. Muda de vida que essa não é a sua.

    Traduz esse post pra Japonês pra ver o que os japas pensam de usar celular no trabalho, chegar atrasado e ficar de bate-papo na loja
    :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô nem aí p/ o que acontece no Japão...Deve ser por isso que lá os níveis de suicídio são altissimos!

      Excluir
  46. só sabe o que acontece quem trabalha lá,aquele lugar não é bom pra saúde mental dos colaboradores, a parte boa é o incentivo ao conhecimento e nada mais,Livraria Tortura descreve corretamente aquele lugar.

    ResponderExcluir
  47. Acho que vocês se esqueceram que a Livraria Cultura não é uma biblioteca!!! É um comércio. E como tal está cheia dos mesmos erros da maior parte das empresas grandes que são administradas por herdeiros: muito assédio moral, muita mentira e lucro acima de qualquer coisa (principalmente a coisa chamada pessoa).
    Te garanto que os diretores tem livros e periódicos que falam apenas de negócios em suas mesas de cabeceira. Deus é algo que definitivamente não faz parte disso tudo.
    Afinal de contas, uma pessoa que tem Deus, não chama seus colaboradores (responsáveis por TODA a riqueza do grupinho) de FDP. Essa é a pior parte de todas!
    Acho incrível como aqui algumas pessoas comentam como se isso fosse algo só de uma empresa. Essa é a realidade do nosso país... Um lugar no mundo que praticamente não tem pessoas com fortunas lícitas.
    E Deus é muito bom, né? Ainda deixa essa estirpe de gente ter filhos e conhecer o amor incondicional. Espero que isso seja tranferido para a o trabalho desses comerciantes (sonhar não custa nada).
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o ponto:livraria comercial, lucro acima de tudo, romantismo de fachada, internamente é o capitalismo terrorista.

      Excluir
  48. olha. eu não sei pois não conheço ngm de lá.. mas resolvi buscar na internet sobre os abusos da livraria cultura, pois hoje estava lá comprando alguns livros e escutei a conversa de vendedores do shopping bourbon e eles estavam falando que pra aguentar a pressão só a base de calmantes ou bebidas, e que era isso mesmo que quase todos faziam... entendo de espírito corporativo, pois trabalhei 4 anos na Contax e ninguem pensa mais em lucros do que empresas de call center terceirizadas. Porém expor o funcionário com listas de atrasos, falar que eles podem ser substituídos por atendentes e se subentendendo que eles são descartáveis e que ganham muito para o que fazer não é somente ilegal, como é uma péssima gestão de desestrutura o funcionário e a intenção de realmente fazer parte da empresa.

    ResponderExcluir
  49. Queridos, gostaria de convidar a todos para abrir um pequeno negócio. Vão ver que é muito difícil administrar tantos DIREITOS de funcionários com tão poucos DEVERES. Não pensaram que quem abre uma empresa, ainda que pequena, nesse País, tem que correr um monte de riscos, pagar um monte de impostos e encargos trabalhistas? Como administrar se o funcionárioa fala muito ou pouco no celuar? Acham certo poder alimentar o tiwter e o facebook durante o expediente? Então me digam: por que acham que a empresa tem que pagar hora extra só porque trabalhamos 15 minutinhos a mais, já que elas têm que tolerar nossos atrasos. Não sou empregadora. Sou funcionária. A diferença é que não sou folgada e tenho vergonha na cara, coisa que anda faltando no Brasil, onde só vale a Lei de Gérson....

    ResponderExcluir
  50. A diferença é que para ser servidor público precisa estudar pacas, ter competência e passar em concurso, coisa que gente sem resiliência, que não consegue lidar com dificuldade, não tem. Viva a competência. Danem-se os acomodados. Vão ao BNDES pedir financiamento para abrir seus próprios negócios!!!!! Essa é a verdadeira revolução! A Cesar o que é de Cesar...

    ResponderExcluir
  51. Olha, gente, eu sou funcionária pública. Não sou comissionada não, sou concursada, estudei pra caramba e agora sou estatutária. Posso garantir que a coisa não é tão bonita quanto pensam. Claro que não é tão rigoroso assim, mas você sofre outro tipo de pressão, a política. Você não tem familia, nao tem amigos, nao tem vida fora da política. Sua vida, sua família, seu amigo é o prefeito. E ai de você se alguém descobrir que você é contra, se você se recusa a ir em algum evento, às pseudos reuniões de amigos que eles inventam para "socializar" (fazer lavagem cerebral) dos servidores.
    Claro que as empresas privadas são assim mesmo. São realistas, não há falsidade, ninguém quer saber de puxa saco, de amiguinhos de mentira, quer ver trabalho, e isso é ótimo.

    ResponderExcluir
  52. Acho lamentável a postura de uma empresa grande como a Cultura, que pressiona seus funcionários de uma forma tão desumana e mais lamentável a atitude de algumas pessoas, que dão mais crédito a uma empresa do que ao ser humano que lá trabalha.
    Essa é mais uma das péssimas empresas que assolam o mercado de trabalho e que se utilizam das necessidades do ser humano para exercer essas pressões.

    ResponderExcluir
  53. Trabalhar na cultura é bom. mas é péssimo. entenderam?
    principalmente se vc for caixa e depender da Marlei....melhor morrer logo. ô mulherzinha pra assediar os funcionarios!

    ResponderExcluir
  54. Sou auxiliar de recepção de mercadoria, trabalho de segunda à sábado e meu salário deveria ser R$: 600,00, mas com os descontos ganhos apenas R$: 456,00 - Para trabalha aqui na cultura tem que ter disposição na velocidade 5.

    ResponderExcluir
  55. marcelo seu playboyzinho de merda não sabe de nada fica falando bobagem a vida e mas e o seu condominio de luxo na certa vc não precisa trabalhar ne

    ResponderExcluir
  56. Vai trabalhar na porra da SAraiva pra vc ver que Cultura e uma mãe. Lá você ganha menos que eles e faz funções que não pago pra fazer e cobrado por coisa que seus lideres deveriam fazer e não fazem! Acredita a Cultura e uma sonho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se for o sonho do Fred Kruger...k...uger...kkkk..

      Excluir
  57. Sou novato na livraria cultura,quero so ver,se alguem vai querer me desmoralizar.Mando tomar no cu e volto pra casa.De verdade

    ResponderExcluir
  58. Não estou nem ai para o que eles fazem aos funcionários, contanto que o produto chegue em boa qualidade e dentro do prazo de entrega.

    ResponderExcluir
  59. Qual a media do salario de um vendedor na Livraria Cultura? Qual o valor da comissão?

    ResponderExcluir
  60. Fui candidata a trabalhar na cultura quando era mais nova, passei por 4 fases do processo seletivo e, na última, não passei. Éramos muitos candidatos e, no fim, sobraram 4 comigo. Era uma entrevista estranha, com um cara te humilhando demais. Agora, lendo isso, eu sei o porquê disso. Anos depois, me chamaram novamente para um processo seletivo, bem diferente do primeiro, em que colocavam pessoas brigando como numa cadeia alimentar, para ver quem gritava mais alto. Eu saí de lá e não continuei: acho que ninguém percebeu. Acabei nunca trabalhando lá e gostei dos meus empregos posteriores. Se o que me foi dito aqui é verdade, escapei de uma "quase entrada" no inferno.

    ResponderExcluir
  61. Minha namorada trabalha la e cada coisa que ela me conta. Agora que o banco Itau comprou uma parte da Livraria esta pior estão cortando custos demitindo funcionários antigos e promovendo novos pela metade do salário, e a última foi só ligar o ar condicionado 10 minutos antes da abertura da loja sendo que ela abre as 10h da manha e muitos funcionarios entram as 7h. Absurdo total acho uma boa fazer boicote a uma empresa que despresa tanto seus funcionarios

    ResponderExcluir
  62. Conheci bem a Marlei e posso dizer, o Diabo é gente boa perto dessa mulher...kkkk...

    ResponderExcluir
  63. Gente, até agora há muitas opiniões e me parecem quando exclusivamente sobre a Cultura da Paulista. Como é outras lojas? Em outras cidades? Alguém tem essa informação/experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nas outras lojas acontece a mesma coisa. Nada muda. Talvez o salário, algumas lojas os vendedores ganham só os 100 reais bruto, garantidos na carteira.

      Excluir
  64. Saraiva, Cultura e Fenac, são todas mega livrarias COMERCIAIS, mantidas por acionistas, sedentos por lucro... e a base de sustentação da pirâmide sofre mais, ou seja os funcionários operacionais(peão)... trabalhei durante 1 ano na Saraiva, no natal trabalhava 12 horas sem folga(dezembro inteiro), ganhei uma gorda comissão é verdade, mas a exigência e o rigor com as horas eram a mesma, torna-se obsessão por parte dos "lideres" (encarregados, gerentes)aumentar o lucro, vender mais... vendiamos em média em todos os setores da Mega Store 1 milhão... Bem a Livraria da Vila ainda se mantém uma livraria romântica, ainda porque está se tornando exclusivamente comercial...

    Esse é o ponto:livraria comercial, lucro acima de tudo, romantismo de fachada, internamente é o capitalismo terrorista.

    Sai da saraiva e agora sou empreendedor individual na internet, gero 100% de lucros para mim ganho de acordo com minha produção, e não mais me sujeito a 1 salário onde fazia sempre mais e recebia sempre o mesmo.

    ResponderExcluir
  65. Amanhã tenho uma dinâmica de grupo pra ir. Fiquei tão assustada depois de ler tudo isso. Faço faculdade e não sei como vou conciliar ambos, se passar. Que pelo visto, espero que não passe. x_x

    ResponderExcluir
  66. essa livraria e o inferno obs:experiencia propria

    ResponderExcluir
  67. pior lugar para se trabalhar em todos quesitos,
    obs:experiencia propria

    ResponderExcluir
  68. sem contar os banco de hora kkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada

    ResponderExcluir
  69. A loja da saraiva de Higienópolis e uma vergonha, uma loja racista, onde uma criança negra estava usando o ipad e foi expulsa pela a encarregada Tania, devido que estava atrapalhando o andamento da loja. O engraçado e que ela não expulsa os alunos dos colégios Renascença, Rio Branco, os filhos d a elite que são mal educados, correm pela loja, mexem em tudo. E Brasil democracia na favela e prejuízo.

    ResponderExcluir
  70. Trabalhei lá 8 anos, quem está fora não sabe o que é aquilo...sorriso na cara, depressão, stress total, bolso vazio...funcionários pagando livros encomendados para clientes pois uma falha qualquer aconteceu, o livro atrasou e a culpa caiu em cima do vendedor que fez o atendimento (como sempre)...e os cliente nem imaginam que sai do bolso do funcionário, acha que a Cultura é legal, é demais, dá livros de graça para corrigir o 'erro'...até o frete os caras não perdoam !!!
    Faturamento da loja não revelado aos vendedores que são comissionados, O QUE É O MAIS GRAVE DE TUDO...COMO PODE ?? etc...
    Sem contar que as demissões são feitas da forma mais agressiva possível por parte da Diretoria.
    Meu, nem vou me extender, vá até a página do Face 'Jeito Censura de Ser' e vejam as histórias por lá.
    Tudo verdade!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião